NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

12 de jul. de 2010

FAXINA? LIMPEZA? NÃO! REFORMULAÇÃO PONTUAL

Os apressados de plantão já pregam a renúncia imediata do Márcio e do Martinelli, a demissão sumária do Edinho, a fogueira ou a danação eterna para alguns jogadores.
Desse jeito que os aloprados querem é que aconteceu o que aconteceu e ficamos uns dez anos chafurdando por aí. Vamos exigir a renúncia do Márcio para a volta do Mauro, para a volta do Adelir, para a volta do Florêncio? Que saia o Martinelli e que o diretor de futebol volte a ser o Irineu? Sai Edinho entra Suca, Gilmar Iser, etc, etc...?
Convenhamos, um pouco de racionalidade - ainda que de cabeça inchada mais uma vez, por essa derrota ridícula contra o Brusque - é absolutamente necessária, na véspera do início da Série D - que como eu disse repetidas vezes, É O CAMPEONATO QUE REALMENTE IMPORTA NESSE ANO DE 2010. É onde jogaremos todas as nossas fichas, seco, vermelho 27 na roleta. Se der errado, aí sim, lascou-se, e já poderemos diagnosticar um 2011, mais uma vez, difícil.
Não há de se negar: houve erros claros da diretoria na reta final da Copinha. Liberar o Émerson foi um deles. Nosso meia mais criativo, mais rápido, foi liberado para o Japão conforme estipulado em contrato. Não dava pra aguentar mais umas duas semanas? Desarticulamos nossa meia-cancha, substituindo-o pelo Bahia, em quem não confio muito.
O Chris se machucou. Quem estava apto a entrar no ataque? Charles, o azarado que vive bichado? Edinho, um guri que foi engolido pela carga de responsabilidade da final? O razoável Lino? Leandro Costa nem é mais relacionado para o banco, ainda está por aí?
Mas vamos ao que interessa - o futuro: Quem deve ficar? Quem pode ficar? Quem deve sair?
Na primeira categoria - os que DEVEM FICAR, apontaria: Fabiano, Tesser, Eduardo, Fernando, Souza, Paulo Paraíba. Lima - que precisa aprimorar a velocidade, Chris (não sei da gravidade de sua lesão, nada se diz no clube), Paulinho Dias, Luis André (apesar da falha medonha em conjunto com o Renato Santos no gol brusquense). Ricardinho, de quem não gosto muito, pois bate bem as faltas em direção ao gol e isso pode fazer a diferença num capeonato equilibrado como a série D. Mas, a bola parada jequeana, lançada na área sempre pelo Ricardinho, nunca deu em nada, não acerta uma merda de um cruzamento, o que é desperdiçar, repetidamente, um dos lances vitais desse chamado "futebol moderno".
Os que PODEM ficar, mas também não fariam aquela falta toda - Renato Santos (o drible que tomou no gol do Brusque foi tenebroso), Carlinhos Santos - por mim ficaria, é ótimo volante de marcação, embora saia mal pro jogo, erre muitos passes na saída de bola que possibilitam contra-ataques, e está queimado com a torcida (erro grave da torcida organizada UT, que sequer canta seu nome antes dos jogos, não do Carlinhos). Chiquinho, a esfinge: tem um potencial tremendo, mas nunca se sabe o que vai acontecer com ele no jogo; no sábado, com cabelo cortado, sem aquela viadagem de creme rinse, gostei de seu jogo; é boa opção (reserva) para a lateral-esquerda (tenho um pressentimento de que vai embora). Lino - jogador de drible fácil e bom porte físico, poderia ser útil [já foi dispensado como se vê abaixo, em notícia dada após ter eu encerrado o post].
Os que DEVEM SAIR: o zagueiro Daniel Horst (nunca disse a que veio); Leandro Costa - não terá serventia com Pantico, Marcelinho, Edinho e Lino no elenco; Lira (mesma situação de D. Horst). O lateral Daniel deve ir embora; nunca joga, nunca vi nada de especial, e se outro lateral vai ser realmente contratado (Eduardo joga nas duas), Daniel é dispensável. Charles - dois ou três anos, eternamente bichado, um ou outro golzinho aqui e acolá. Anderson Pedra é da base, mas precisa rodagem; que o emprestem por um ano. Willian Dadá (quem??), adieu.
Quem chega: MARCELO SILVA, PANTICO, um lateral e um zagueiro ainda indefinidos (na teoria para serem titulares), Tiago Soller - esse acho que chega só pra compor elenco, pelos times em que jogou - até no Marcílio!!!. Parece pouco, por ora.
Outras novidades virão e mais dispensar serão anunciadas, com certeza. Do jeito que está dá? Sei não.
Precisamos melhorar nosso time, pra chegarmos afiados aos mata-matas. AVANTE, JEC!

P.S: Leiam a serena crítica de Diego Santos, no Blog do JEC em AN, entitulada "Inacreditável". PS2: agora há pouco, Diego adiantou, extra-oficialmente, na nota "JEC dispensa três" que Lino, Lira e Miro Bahia saem por opção [correta] da diretoria, e Paulo Paraíba foi contratado pelo Sampaio Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário