NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

2 de jul. de 2010

QUARTAS - JOGO 2 - URUGUAI x GANA

Os uruguaios começaram melhor o jogo. Aos 5' já tinham chegado duas vezes, ainda que sem muito perigo. Aos 17', grande defesa do ganês Kingson, após escanteio. Aos 25', lindo chute de Luisito Suarez, para nova grande defesa de Kingson. Uruguai jogava muito melhor.
Aos 29' Gana chegou pela primeira vez, também de bola parada, Vorsah cabeceou triscando a trave. Aos 30', mais uma bola raspando a trave esquerda dos uruguaios, agora em chute de Gyan.
O jogo deu uma caída, a partir desses dois lances acima, Gana passou a controlar o jogo, tentou até gol de bicicleta, com Boateng. Aos 47', Muntari chutou uma bola a uns 400km de distância do gol, e Jabiraca fez uma curva estranha, e o Muslera aceitou. Gana 1x0.
O Uruguai perdeu Lugano contundido, e o lateral-esquerdo Fucile - não o "grande" radialista de Joinville, o Fossile - levou um pacote, desmaiou, e voltou meio banzo. Tudo isso facilitou o gol ganês.
O 2° tempo não ia muito bem para o Uruguai, quando Fucile tomou uma rasteira, sofrendo falta na bico da área, pela esquerda. Forlán bateu jabulanisticamente e empatou - a bola fez duas curvas, enganando o ótimo Kingson. JOGO EMPATADO aos 10'.
O Uruguai teve mais chances de reverter o placar do que Gana de voltar à dianteira. Luis Suarez teve pelo menos duas chances claras - uma de primeira, para fora; outra, de bico, defendida por Kingson, e ainda teve uma bola que alguém deveria passar para El Loco Abreu, que passava sozinho pela esquerda, mas "fomeirou" e chutou a gol, longe. Fim do tempo normal.
Na prorrogação, o Uruguai parecia mais cansadaço, embora Gana já tivesse jogado uma prorrogação contra os EUA. Poucas chances.
Porém, aos 16' do segundo tempo da prorrogação, o momento inacreditável do jogo e da Copa. Falta para Gana, pela direita. Bola na área uruguaia, o atacante Luis Suarez salva a primeira, com o pé, em cima da linha; no rebote, o mesmo Suarez defendeu uma cabeçada em cima da linha COM A MÃO. Pênalti e expulsão do centroavante urugaio. Basta Gana cobrar, marcar, e classificar-se para as semis. Aí, Asamoah Gyan, já com dois gols de pênalti nesta Copa, dá uma porrada e chuta... NO TRAVESSÃO. Fim de jogo, e Suarez, ao cometer um pênalti, em verdade cumpriu de maneira pouco ortodoxa seu papel de avante, e fez um gol para o Uruguai, ao garantir a disputa nas penalidades.
PÊNALTIS. Depois de um jogo muito igual, o empate foi justo e dramático, e a derrota de qualquer um dos times seria injusta, ambos fizeram belo papel na Copa. Mas há de haver um vencedor, e nos chutes de 11 metros, Uruguai 4X2 (anotei esse placar antes das cobranças, para economizar tempo pra publicar o post) - com direito a cavadinha na última cobrança, do Loco Abreu - vai ser maluco assim lá em Montevidéu - ou em General Severiano. Quem diria, os sulamericanos classificados foram os de la banda oriental del Uruguay. Os "canalhinhos" vão ver pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário