NASCEU CAMPEÃO

Tu és a glória dos teus fundadores

6 de jul. de 2010

SEMIFINAL 1 - HOLANDA X URUGUAI

O jogo começou morno, com alguma superioridade holandesa. Os uruguaios conseguiram bloquear bem ao Robben e ao Sneijder. Este, no primeiro tempo, só fez dar um tapa na orelha do Cáceres, depois que este acertou uma bicuda, de bicicleta, na cara do Wan der Wildner. O Uruguai fechou muito bem sua área, mas acabou esquecendo do Van Bronckhorst (até eu o deixaria livre), e o desgraçado acertou um chute de uns 40 metros, na gaveta - pensei que o Muslera falhara, mas depois, conferindo que ele mede 1,90m e revendo o lance, cheguei a conclusão que o chute foi indefensável. 1x0 Holanda, aos 18'. O jogo seguia, o Uruguai conseguia equilibrar um pouco mais a posse de bola.
Então, na hora certa - um pouquinho antes do fim da primeira etapa, Forlán recebeu uma bola na intermediária ofensiva, ameaçou de direita cortando dois marcadores e mandou um canhotaço também de uns 30 metros. A bola fez sua curva já típica, e o Stekelenburg em parte foi enganado, em parte falhou. É gol que não se pode tomar em Copa do Mundo, ainda mais em uma semifinal, e considerando que o arqueiro holandês é, até agora, um dos melhores da posição neste Mundial.
No segundo tempo a Holanda colocou mais um meia, tirando um volante, e o Uruguai adiantou a marcação no campo ofensivo, dificultando a saída de bola holandesa. Los de la banda oriental jogam bem.
Perto dos 18', a Holanda deu um calorzinho, conseguindo manter a bola no campo ofensivo por uns dois minutos, algo que não conseguir em momento algum da peleja. Tudo continuava em aberto, o Uruguai levemente melhor.
Aí, em 3 minutos o jogo acabou. Primeiro Wesley Snipes fez o segundo gol, ilegal para mim, eis que Van Persie, à frente, desviou a atenção de Muslera. Chutou uma bola da entrada da área, pela esquerda, a bola entrou no canto esquerdo baixo do arqueiro uruguaio. Aos 28', em belíssima jogada pela esquerda, o cruzamento de Kuyt (jogador importantíssimo dos laranjas - invariavelmente o jogador que mais corre) na cabeça de Robben, e daí destino certo. Caixa. Fim da Copa para o Uruguai de belíssima campanha. Até os 25' do 2° tempo o Uruguai era merecedor da vitória, inclusive.
Lembrei-me, a propósito desse jogo, da luta Maguila x Holyfield, transmitida pela Band no início da década de 90, e narrada por aquela ave de mau agouro chamada Luciano do Valle. Terminado o primeiro round, o narrador disse que o Maguila foi muito melhor, e que venceu o primeiro round. Começa o segundo round, o Holyfield acerta um direito no queixo de Adilson, o Maguila, e... nocaute; nosso lutador esse entra em dispnéia pré-agônica, naquele momento que os espíritas chama de viagem para fora do corpo. É isso, o boxeador mais fraco, até melhor técnica e taticamente, leva um soco só, do lutador mais forte e a luta via pro beleléu. O segundo gol da Holanda foi o soco holyfieldiano, mesmo que soco tenha sido abaixo da linha da cintura.
Aos 46' da segunda etapa, Maxi Pereira diminuiu. O último suspiro, a visita da saúde. O que precede a morte. Fim de jogo. Injusto, mas foi assim (merecer não tem nada a ver com isto, diria o Willian Munny do Clint).
A Holanda já é agora favorita a ser a vice-campeã mundial. Quem vier do outro lado deve (mas esse dever é hipotético) ganhar a Copa do Mundo. Os laranjas terão a chance, em caso de classificação alemã, de devolver a derrota de 1974, em que a Holanda era mais time e perdeu. Hoje a Alemanha é muito mais time. Mas o que será do amanhã - ou do domingo próximo? - Responda quem puder. Eu não posso mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário